Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas por drones: parceria entre Coopercitrus e CEA-IAC promove inovação nas lavouras
O uso de drones na aplicação de defensivos agrícolas está se tornando cada vez mais comum no Brasil, e uma parceria entre o Centro de Engenharia e Automação (CEA) do Instituto Agronômico (IAC) e a Coopercitrus está levando essa tecnologia para pequenas e médias propriedades.
Com o apoio da Coopercitrus, que forneceu equipamentos e capacitação técnica, o CEA-IAC está realizando ensaios de pesquisa em áreas produtivas do Circuito das Frutas, em Jundiaí. O projeto, chamado de “Programa Drones SP”, tem como objetivo apresentar as características básicas da tecnologia de aplicação de agroquímicos por drones e capacitar os produtores e seus colaboradores para utilizar essa tecnologia de forma eficaz e segura.
Segundo o coordenador do projeto, o pesquisador Hamilton Ramos, a tendência é que os drones se consolidem nas propriedades nos próximos anos, aumentando a produtividade e rentabilidade dos produtores. A Coopercitrus, sediada em Bebedouro, é a principal cooperativa do Estado de São Paulo na área de comercialização de insumos agrícolas e conta com mais de 35 mil associados.
O CEA-IAC, localizado em Jundiaí, é referência na modernização da agricultura brasileira e desenvolve pesquisas nas áreas de mecanização, agricultura regenerativa e tecnologia de aplicação de agroquímicos. Com mais de 30 projetos em andamento, o centro está na vanguarda da inovação no setor agrícola.
Essa parceria entre o CEA-IAC e a Coopercitrus promete revolucionar a forma como os produtores rurais aplicam defensivos agrícolas em suas lavouras, trazendo mais eficiência e sustentabilidade para o campo.