A revolução da busca por vida extraterrestre através da inteligência artificial

Em busca de vida alienígena: a revolução da inteligência artificial

Título: Pesquisadores utilizam inteligência artificial na busca por vida alienígena

Com a crescente quantidade de mundos possivelmente habitáveis em nossa galáxia, a busca por vida alienígena se torna cada vez mais desafiadora. No entanto, pesquisadores estão utilizando novas ferramentas, como a inteligência artificial, para auxiliar nessa missão.

O Instituto Seti, em parceria com o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA, está implementando um sistema de software alimentado por IA no Very Large Array (VLA) para processar enormes quantidades de dados capturados. Essa tecnologia revolucionária permitirá analisar dois terabytes por segundo de informações, o equivalente à capacidade de armazenamento de laptops modernos.

Além disso, o projeto Breakthrough Listen, com financiamento privado de mais de US$ 125 milhões, está realizando uma varredura em um milhão de estrelas e 100 galáxias em busca de evidências de vida tecnológica. A IA também está sendo utilizada para detectar sinais de vida mais modestos, como os compostos orgânicos encontrados pelo rover Perseverança da NASA em Marte.

Outra pesquisa em andamento, conduzida pelo Carnegie Institution for Science, está utilizando a IA para analisar amostras de rochas em busca de sinais de vida presente ou passada. Com uma precisão de quase 90%, a IA é capaz de distinguir materiais vivos e não vivos, abrindo novas possibilidades para a busca por bioassinaturas moleculares.

Embora os resultados ainda precisem ser validados, os avanços na utilização da inteligência artificial estão aumentando as chances de detectar vida alienígena, se ela existir. O progresso nessa área é medido pela escala do esforço, e os pesquisadores estão determinados a continuar explorando o universo em busca de respostas.

spot_img

More from this stream

Recomended