Golpistas se aproveitam da tragédia no RS para lucrar com inteligência artificial e vaquinhas online falsas
Em meio à mobilização nacional para ajudar o Rio Grande do Sul, oportunistas estão se aproveitando da tragédia para tirar vantagem. No último domingo, o Fantástico mostrou como golpistas estão se utilizando de inteligência artificial e vaquinhas online falsas para lucrar em cima da situação.
Um dos casos relatados foi o de um vídeo em que a voz e a imagem do empresário Luciano Hang foram manipuladas para enganar as pessoas. Ele anunciava a venda de ar-condicionados a um preço muito baixo, com a promessa de doar o dinheiro arrecadado para as vítimas das enchentes no RS. No entanto, as pessoas que compraram nunca receberam o produto.
Além disso, outro golpe envolveu a criação de vaquinhas virtuais, onde um adolescente de 16 anos desviava o dinheiro supostamente destinado aos desabrigados para sua própria conta. As investigações apontam que ele movimentava cerca de R$ 2 milhões por dia com esses golpes em todo o Brasil.
Em Porto Alegre, um morador flagrou um caminhão-pipa retirando água de um hidrante pertencente ao Departamento Municipal de Água e Esgoto, que estava sendo desviada e vendida para condomínios. A empresa responsável nega as acusações, mas o Ministério Público está investigando o caso.
Em Canoas, um homem foi flagrado negociando a venda de águas doadas às vítimas das enchentes. Ele confessou o crime ao ser abordado por um repórter do Fantástico e chegou a derrubar a câmera durante a reportagem.
Diante desses casos, é importante ficar atento e verificar a veracidade das informações antes de fazer qualquer doação ou compra em situações de emergência. A solidariedade é fundamental, mas é preciso estar atento para não cair em golpes e ajudar de forma efetiva as pessoas que realmente precisam.