A revolução digital na construção: impactos e desafios para os trabalhadores
A tecnologia está transformando a indústria da construção e promete impactar ainda mais os trabalhadores nos próximos anos. Em um evento internacional de jovens ligados à Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), realizado na Turquia, o tema central foi a revolução digital nos setores da construção.
A arquiteta e urbanista brasileira Iara Beatriz Falcade Pereira, representando a delegação brasileira e a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), participou de um painel sobre a tecnologia nos setores da ICM. Ela falou sobre a digitalização da arquitetura no Brasil e os novos desafios da profissão, destacando a importância da democratização da tecnologia.
O debate também abordou a Inteligência Artificial e a necessidade de atenção à saúde mental dos profissionais da construção. Os participantes concordaram que a tecnologia deve ser vista como uma ferramenta para facilitar o trabalho, não para substituir os profissionais.
Iara ressaltou a importância de discutir a extração de matéria-prima para a indústria de tecnologia, que muitas vezes ocorre no Hemisfério Sul, enquanto as conquistas tecnológicas vêm do Hemisfério Norte. O evento também homenageou lideranças da Ucrânia e Palestina.
O encontro continua até sexta-feira, com debates e reflexões sobre o impacto da tecnologia na indústria da construção e na vida dos trabalhadores.