Liderança Feminina na Tecnologia: Conheça 5 Mulheres que Estão Transformando o Cenário
Mulheres na liderança: desafios e conquistas no mundo da tecnologia
Inúmeras pesquisas já comprovaram a eficiência de mulheres em cargos de liderança. Recentemente, a consultoria McKinsey divulgou que empresas diversas em termos de gênero têm uma tendência financeira 25% melhor do que seus pares. Entretanto, no Brasil, mulheres ainda são minoria em empresas de tecnologia e, principalmente, em cargos de liderança.
O IBGE divulgou no dia 8 de março de 2024 que apenas 39,3% dos cargos gerenciais no país são ocupados por mulheres. O gênero feminino só é maioria nas áreas de educação (69,4%) e saúde humana e serviços sociais (70%).
Apesar dos desafios, grandes empresas como Google, Intel, SAP, Positivo e Visa contam com a liderança feminina para potencializar os negócios. Cinco mulheres líderes em tecnologia e inovação estão trabalhando diariamente para mudar o cenário desfavorável para mulheres na tecnologia.
Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel para América Latina, Fernanda Jolo, diretora de engenharia de clientes de IA do Google Cloud para América Latina, Cristiane Taneze, diretora de inovação da Visa, e Marielva Andrade Dias, vice-presidente de negócios para instituições públicas da Positivo Tecnologia, são exemplos inspiradores de mulheres que estão fazendo a diferença no mundo da tecnologia.
Essas líderes estão quebrando barreiras, enfrentando desafios e inspirando outras mulheres a seguirem carreiras de sucesso na área da tecnologia. A presença feminina em cargos de liderança é fundamental para promover a diversidade, inovação e crescimento sustentável das empresas. É hora de reconhecer e valorizar o talento e a capacidade das mulheres no mundo da tecnologia.