Inovação na Monitoração de Gases: Sistema IoT e Sensoriamento Fotônico de Efeitos Quânticos
**Título: Tecnologia inovadora para monitorar gases em plataformas offshore é premiada pela Petrobras**
Um sistema revolucionário que combina Internet das Coisas (IoT) e sensoriamento fotônico de efeitos quânticos, capaz de identificar e monitorar concentrações de metano e outros gases em plataformas offshore, foi premiado pela Petrobras. Desenvolvido pela parceria entre a Deep Tech Alfa Sense e os pesquisadores do Laboratório de Sensoriamento e Monitoramento Óptico do CPQD, o projeto foi reconhecido com o Prêmio Inventor Petrobras 2024.
A invenção consiste em um sistema e método para monitoração óptica passiva da concentração de diversos gases, especialmente o metano, de forma distribuída e com medições de vários outros parâmetros. O objetivo é identificar em tempo real emissões fugitivas de metano e localizar sua origem, evitando impactos negativos na segurança, no meio ambiente e na eficiência energética dos processos.
Segundo Victor Diago, CTO da Alfa Sense, a tecnologia desenvolvida é inédita no mundo e permite a identificação precisa de moléculas de metano e outros gases, mesmo em cenários complexos como plataformas offshore. O sistema utiliza sensores, dispositivos e uma infraestrutura de rede óptica para coletar e transmitir dados de forma passiva, possibilitando o monitoramento em tempo real de milhares de pontos de interesse.
Rivael Strobel Penze, pesquisador do CPQD, destaca que as emissões fugitivas de metano contribuem para o efeito estufa e representam riscos para a segurança e eficiência da produção de gás natural. A tecnologia desenvolvida permite a visualização da concentração de metano em tempo real, possibilitando ações rápidas em caso de acidentes.
A Alfa Sense, empresa de alta tecnologia 100% nacional, tem como objetivo posicionar o Brasil como referência em tecnologia de ponta em aplicações de segurança por meio de sensores ópticos. Já o CPQD, com foco em inovação em tecnologias da informação e comunicação, integra o ecossistema de inovação aberta e contribui para a transformação digital em diversos segmentos de mercado.
Com a adoção dessa tecnologia inovadora, a Petrobras e o Brasil poderão se destacar na vanguarda tecnológica em ESG, atingindo objetivos ambientais e caminhando em direção a um cenário de emissão zero de carbono. A premiação do projeto durante o evento realizado no Rio de Janeiro reforça a importância e o impacto positivo dessa inovação para o setor de petróleo e gás.