Universidade cria inovação para produção de hidrogênio verde – TV Play Regional

Tecnologia de membrana de quitosana para extração de hidrogênio verde no LAMEFF/UFC

O Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acaba de desenvolver uma tecnologia inovadora e mais acessível para a extração de hidrogênio verde, uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis. A novidade está na criação de uma membrana de quitosana, feita a partir da casca de camarão ou caranguejo, que substitui uma membrana sintética importada, sendo mais barata e ecologicamente correta.

O hidrogênio verde, gerado a partir dessa tecnologia, é considerado um combustível limpo e renovável, pois é produzido com energia solar, tornando todo o processo ambientalmente sustentável. Essa inovação será apresentada na Conferência Internacional das Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), que acontecerá de 3 a 5 de junho em Teresina (PI).

Com a patente da membrana de quitosana pela UFC, a expectativa é que a tecnologia nacional entre no mercado e concorra com outras membranas existentes. A conferência reunirá palestrantes de diversos países e espera atrair não apenas empresários interessados na produção industrial da membrana, mas também pesquisadores, especialistas em energia renovável e o público em geral, com o intuito de conscientizar sobre a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país e da humanidade.

spot_img

More from this stream

Recomended